domingo, 3 de abril de 2022

Tristeza


              Estou triste. Uma tristeza que surge repentinamente e não quer sair. Hoje não tem data comemorativa, não tem fato com gatilho , mas simplesmente bateu tristeza. 

              Voltei ao momento do velório do meu filho. Só de escrever parece uma ideia inconcebível. Velório do filho. 

              Lembro da maioria dos fatos e de boa parte das pessoas que ali passaram ( segundo meu primo mais de mil ). E de diversas expressões quando os olhos encontravam o meu. Às vezes questionando o que fazer, ou o que falar, ou até desviando. Sem coragem de me encarar. Ou de encarar os fatos. Ou o questionamento oculto, escondido no âmago : se aconteceu com ela será que não poderia acontecer comigo? 

                Lembro da amiga com um copo de água com remédio homeopático atrás de mim, lembro da expressão de dor do melhor amigo com 12 anos apenas, lembro da presença de vários professores da escola, de todo time de futebol, dos amigos de outras cidades, dos colegas, das meninas da limpeza da repartição, dos que questionaram viverem tanto tempo e meu filho partir tão cedo, dos que sentiam pena, dos que achavam que conseguiam imaginar  um pouco da nossa dor, dos que sentiram essa dor.

                Saindo do cemitério, senti um cheiro completamente diferente. De flores. E nada que justificasse, por perto. Outras vezes senti, e outras pessoas ao lado não. De alguma forma, esse aroma me acalmou.

                Preparando o enfrentamento de chegar em casa, agora sem a presença do João Pedro. Fisicamente, nunca mais.


“ Tristeza por favor vai embora

Minha alma que chora

Está vendo o seu fim…”

 

Posso estar triste, mas graças a Deus não sou triste.

Um comentário:

  1. Só de se permitir e falar dos momentos de tristeza você ensina e resignifica sempre, estar triste não é ser triste. Sei o quanto gosta de música... segue com Vinicius de Moraes "É melhor ser alegre que ser triste
    Alegria é a melhor coisa que existe
    É assim como a luz no coração..." Continue iluminando a tantos. Suas palavras deve representar muitas outras mães!!!

    ResponderExcluir