sábado, 24 de setembro de 2022

Sete (7)


               São 7 as maravilhas do mundo. São 7 as notas musicais. São 7 os dias da semana. São 7 as cores do arco-íris. As sepulturas possuem 7 palmos. No réveillon, existe a tradição de pular 7 ondas no mar. Na Grécia antiga, existiam 7 sábios e 7 divindades que comandavam a natureza. 

               Na astrologia, existem 7 astros considerados sagrados:, o Sol, a Lua, e os planetas Mercúrio, Vênus, Marte, Júpiter, Saturno. Existem no espaço 7 constelações que possuem exatamente 7 estrelas.

               Na numerologia , o número 7 significa a perfeição. A perfeita integração entre os mundos físico e espiritual, sendo portanto o símbolo do Universo em transformação.

               Na Bíblia, Deus demorou 7 dias para construir o mundo. Existem 7 pecados capitais. Antes de morrer, Jesus proferiu uma frase que tinha exatamente 7 palavras: “Pai em tua mão entrego meu espírito”. 

                Há também a explicação da criação do mundo pelo número 7. O 4 simboliza a Terra e o 3 simboliza o Céu, que juntos foram o 7 que simboliza a totalidade do universo em movimento.

                 Ou seja, são inúmeras as citações do número 7.  Dizem que o ciclo da vida se renova de 7 em 7 anos. Aos 7, 14, 21, 28, etc…

                Aos 7 anos deixamos a primeira infância. Passamos geralmente para uma fase de alfabetização. Aos 14, adolescência. Aos 21, juventude. E assim por diante. Embora hoje os ciclos estejam acelerados.

             E assim, já são 7 anos sem você por aqui. Mais da metade do tempo que tivemos de convívio aqui. Ainda não sei se algum ciclo está fechando. Apenas sei do que vivi, até aqui, nestes 7 anos e do que pude aprender.

               Sempre vou sentir a sua ausência. No dia a dia nesta casa, na imaginação pelo que seria e como estaria, nas datas comemorativas e nas datas de luto, como essa.  

               O luto não é linear. Ressignificamos a vida. Prosseguimos porque temos que fazê-lo. Mas mesmo depois de muito tempo, já são 7 anos, uma folha cai, um por de sol , uma música, traz lembranças. Em datas assim… muito mais . E tenho certeza que assim será durante toda minha estadia por aqui… seja o tempo que for.

               Você se foi… mas você mora em mim. Paradoxal… A morte de um filho é um paradoxo total. A inversão da ordem natural dos fatos. A ausência presente, a presença ausente. O revés de um parto…

               Se soubesse tudo que iria passar, ainda assim escolheria passar por tudo de novo. Por ter tido você por 12 anos e meio em nossas vidas. Nossos 12 anos e meio mais felizes…

              Que se pode amar na saudade. Meu amor por você sempre existirá.

               E assim vamos vivendo por aqui. Um dia de cada vez. Até o nosso reencontro…

2 comentários:

  1. Regina Aurora Nocera Geraldo25 de setembro de 2022 às 07:11

    Essa ausência sempre será sentida é esse amor será eterno!! Amor de mãe!!!

    ResponderExcluir
  2. Amiga linda quanto amor e quanta saudade traduzidas neste texto, sinta_se fortemente abraçada por mim.

    ResponderExcluir