terça-feira, 15 de dezembro de 2020

Apesar de

        


            Sou um poço de contradições. Descobri que a saudade que sinto nunca chega ao fim e que assim será até o fim dos meus dias por aqui , mesmo grata por esses doze anos e meio lindos compartilhados.

           Ainda que você faça parte de mim, muitas vezes eu me pergunto aonde você está que não aqui.

            Passaram cinco  anos que você se foi. Cinco natais  sem você para me ajudar a montar nossa árvore. Parece tanto tempo, parece impossível. Ao mesmo tempo as lembranças são tão vívidas que parece que foi ontem.

           Às vezes não tenho vontade de fazer absolutamente nada. Outras tenho tantas atividades, quase para tentar esquecer a dor e não ter tempo para pensar.

          Tem dias que sinto a gratidão que devo a Deus por ter uma família, a presença ainda dos meus pais idosos, um marido companheiro e uma filha incrível. Em outros a falta que sinto de você é tão grande que nada me consola.

           Um texto que li a pouco,  da genial Clarice Lispector :


❝ Uma das coisas que aprendi é que se deve viver apesar de. Apesar de, se deve comer. Apesar de, se deve amar. Apesar de, se deve morrer. Inclusive muitas vezes é o próprio apesar de que nos empurra para a frente. Foi o apesar de que me deu uma angústia que insatisfeita foi a criadora de minha própria vida. “

             Então mesmo nessa gangorra emocional, mesmo nesse redemoinho de sentimentos, apesar de vamos vivendo.

             Apesar de vamos ressignificando a vida.

             Apesar de um dia nos reencontraremos.

             Apesar de o sol nascerá, como disse Cartola. 



( Escrito em um dia de chuva)

7 comentários:

  1. Bom dia, Denise. Como sempre, uma conversa entre vocês, um diálogo silencioso, que dá conta da saudade mas que também mostra que a vida continua, se renova, a cada manhã quando, "apesar de", uma força maior nos conforta, afaga e impulsiona para o novo. Abraço amigo e solidário. Miguel.

    ResponderExcluir
  2. Sim, uma conversa com ele e comigo. Obrigada pelo abraço amigo e solidário e palavras de tanto carinho, Miguel

    ResponderExcluir
  3. O que mais dizer depois do que o Miguel disse?
    Ausência muito viva...
    Um abraço carinhoso, Denise.

    ResponderExcluir
  4. Obrigada minha amiga por todo carinho.

    ResponderExcluir
  5. Denise, acho que não existe nada mais difícil que entregar um filho. Levantamos e seguimos com dias melhores e dias piores . Saudade imensa dos nossos amores .
    Uma gravidez às avessas . Que JESUS te fortaleça sempre .

    ResponderExcluir
  6. Bem isso..
    como diz a música “ a saudade é o revés de um parto “

    ResponderExcluir
  7. São altos e baixos vividos dia após dia! É estar dividida entre ficar aqui com os seus entes queridos, tentando levar uma vida normal e ficar na vontade e esperança de um reencontro com ele! Só Deus pra confortar e dar força pra quem ficou! 🙏🙏🙏

    ResponderExcluir