segunda-feira, 7 de junho de 2021

O trabalho


                Estranha essa sensação de pensar em parar de trabalhar. Depois de uma rotina de 27 anos no mesmo lugar . Sem despedidas. Em teletrabalho. No meio de uma pandemia que já dura quase um ano e meio sem vermos as pessoas que estávamos habituados a conviver.

               No entanto, apesar de tantos percalços o trabalho me salvou. Fiquei uma semana fora, após o falecimento do João. O tempo que o Mário ficou.  Questionaram-me o porquê do retorno precoce. Achei que não deveria continuar em casa, com a Amanda indo para a escola  e tentando fazer a vida continuar. 

                Foi mais difícil voltar do que eu imaginava. Confesso que inicialmente tive vontade de sair correndo. Fiquei pensando no que eu falava antes para as pessoas enlutadas. Sim, eu sei que na melhor das intenções. E talvez sentindo-se na obrigação de falar algo. Hoje eu sei que o melhor  talvez seja: “ só queria te dar um abraço “ como recebi. Tem horas que não tem o que falar...

                 O trabalho não diminuiu minha tristeza, meu luto. No entanto, ele me manteve ocupada. Fazia com que por alguns momentos eu me distraísse com outros pensamentos. 

                  Sou imensamente grata às pessoas que me acolheram. Nos primeiros dias, estava praticamente só de “corpo presente”. Um dos colegas se ofereceu para ajudar nas resoluções dos processos, ou mesmo de “fazer “  parte do meu serviço. Não foi necessário. No entanto, emocionou-me tal empatia. Qualidade tão rara de achar num mundo tão individualista. Jamais esquecerei essa atitude num momento tão delicado.

                   Penso que se manter ocupado é essencial para quem está num processo de luto. Resolve? Não.Mas ajuda.

                   E toda ajuda é boa quando se está tentando viver um dia de cada vez . 

2 comentários:

  1. É isso mesmo!!! O trabalho, por mais penoso que seja estar lá durante o luto ainda, ajuda muito. Estar em movimento ajuda a superar. Um dia de cada vez ❤️

    ResponderExcluir
  2. É isso mesmo!!! O trabalho, por mais penoso que seja estar lá durante o luto ainda, ajuda muito. Estar em movimento ajuda a superar. Um dia de cada vez ❤️

    ResponderExcluir