terça-feira, 29 de junho de 2021

“Cantar é rezar duas vezes”

“ Cantar é rezar duas vezes”


              Fiquei pensando sobre esta frase de Santo Agostinho  que o cunhado citou em uma conversa e que havia lido na mesma semana em um livro. Coincidência? Não sei.

               Pensei  nas canções que me fazem lembrar você. Do Acalanto do Dorival Caymmi que cantava pra vocês dormirem: “ é tão tarde a manhã já vem. Todos dormem a noite também. Só eu velo por você meu bem… “.

             Das cantigas de roda clássicas : “ a canoa virou , por deixar ela virar…”. Você gostava do “ pai Francisco entrou na roda, tocando o seu violão ….”.

             Dos contos de fada , com parte cantadas ( lembranças dos discos coloridos da minha infância):         “ pela estrada afora eu vou bem sozinha, levar estes doces para a vovozinha” ou “ eu vou, eu vou pra casa agora eu vou…”.

             E dos CDs da palavra cantada: a princípio cantadas “ o que é que tem na sopa do neném..” . Posteriormente, interpretadas sob a direção da Amanda: “ a noite no castelo…” e a melhor parte “ vira minhoca…” devidamente contorcendo no chão feito minhoca.

            Depois veio o primeiro CD que me pediu para comprar: do Black I Peas, escutado no aniversário de um amigo. E o telefonema dizendo que já estava cansado de ouvir aquele CD e queria um do U2 ( devia ter uns 7 anos).

            Antes as músicas da escola: “ perdi meu anel no mar, não pude mais encontrar”. E toda a sequência das músicas de festa junina: começando com o pezinho “ai bota aqui, ai bota aqui o seu pezinho…”,  passando por “vamos dançar , em volta da fogueira…” , chegando no coco e no pau de fitas ( dançado, mas não cantado).

           E as músicas que pediam para eu cantar: “mãe canta a música da lua” . E lá ia eu: “ a lua quando ela roda é nova, crescente ou meia lua…”.  - de novo mãe : “ minguante ou meia…”.

          Ah , você e a Vivi cantando a música do Frozen: “ você quer brincar na neve…”  e brincando com os agudos. 

          O astronauta que foi a música que tocou na última apresentação de piano ( havia parado de estudar).

         A música que tocou na sua primeira comunhão : “ minha luz é Jesus, meu caminho é Jesus…” numa noite linda, sob uma uma lua imponente . E no hospital, na capela “ quero sentir o calor das suas mãos…”

         E ainda, na missa de sétimo dia com a participação dos seus amigos da escola: “ tu és Senhor,  o Bom pastor por isso nada em minha vida faltará ..”

         Como lembro disso tudo? Não sei. Memória auditiva? Não, mais que isso.  Memória afetiva.


Ps: coincidentemente hoje é dia de São Pedro e São Paulo , últimos santos festejados nas festas juninas.


3 comentários:

  1. Denise, que lindo! A vida tem fundo musical, para todas as coisas! Essa trilha sonora que você traz é muito emocionante e vigorosa, é memória viva, sempre presente e inspiradora! Vou registrá-la e ouvir sempre!

    ResponderExcluir
  2. Sim, realmente “a vida tem fundo musical” para tudo. E eu guardarei seu comentário no coração. Obrigada.

    ResponderExcluir
  3. Que lindas canções! Sempre admirei sua dedicação a proporcionar novas experiências aos seus filhos. Ele fazia musicalização ainda tão pequeno né ! A música fez e sempre fará parte de suas vidas, assim como as lembranças de João Pedro, cravadas em seu coração. Abraço amiga.

    ResponderExcluir