terça-feira, 16 de novembro de 2021

Kintsugi

   
         
        

           Seu pai adorava o dia do aniversário, acordava feliz, sempre feriado. Depois da sua partida, não conseguiu mais comemorar da mesma maneira.

          Celebrar a vida, sem sua presença causa certa estranheza . Quando estava no hospital, tentamos “negociar” com Deus, para que Ele nos levasse em seu lugar. Ele não nos ouviu, sua missão havia terminado, mas a nossa não. O lado “ sombrio dos mistérios divinos” , além de nossa compreensão total.

          Não me destruí, Ele me sustentou. No entanto, algo se quebrou.  Não possui a mesma plasticidade, a mesma vibração.

          No Japão, existe a arte  do kintsugi ou kintsukuroi que consiste em colar as partes quebradas de um objeto de porcelana com uma resina de ouro em pó. Ao invés de disfarçar as fissuras, elas se tornam evidentes, valorizando os objetos e tornando alguns, mais  apreciados que antes de quebrar. Objetos novos.

          O processo de secagem é um fator determinante, no kintsugi. A resina demora semanas, ou até meses, para endurecer.

         Assim , como na vida. As cicatrizes demoram para secar. E estão lá, evidenciadas. Podemos até  ser  melhores agora, diante da resiliência e do amor próprio. 

         Mas eu me pergunto, a que preço ? Alto, muito alto.

11 comentários:

  1. Às vezes, a vida nos faz pagar alto demais...e me pergunto: o que Deus quer nos dizer ou ensinar?
    Sem uma resposta, resta-nos sermos fortes e manter a FÉ.💋💋♥️

    ResponderExcluir
  2. Penso que a fé seja mesmo esta resina que nos sustenta com mansidão após sermos dilacerados.No mais seguir em frente é um novo aprendizado. 💗

    ResponderExcluir
  3. Na arte do kintsugi não se pretende refazer a mesma peça e sim, cria-se outra mesmo em situação adversa.

    ResponderExcluir
  4. Que Deus esteja presente em todos os seus dias Denise, te fortalecendo e curando suas dores e cicatrizes! 💙❤️

    ResponderExcluir
  5. Denise , eu já li sobre essa arte e me fascina.
    Eu já falei esse preço é muito , muito , muito alto .

    ResponderExcluir