sábado, 6 de novembro de 2021

Paciência

           Assistindo  a um seriado, deparei com a seguinte cena: uma mãe tem um filho, com um problema congênito, que passa boa parte do seu curto tempo de vida ( 4 anos) em tratamento num hospital. Após a morte do filho, essa mãe retorna várias vezes a este local. Embora as lembranças fossem dolorosas, queria conversar com quem tinha conhecido seu filho e ouvir que era a mãe do fulano, como a chamavam no hospital.

          Quando falamos dos nossos filhos que partiram, normalmente as pessoas mudam de assunto. Acham que falar traz sofrimento. Sentem-se incomodadas ( creio que a mudança de assunto muitas vezes é por elas e não por empatia). Mas as mães que perderam seus filhos querem falar,  contar as histórias que se encontram incorporadas a elas. Tal como uma “ mãe de primeira viagem” adora contar dos primeiros passos, da papinha, das travessuras dos filhos. Nós não temos fatos novos, apenas as lembranças. Mãe sempre será mãe, com os filhos presentes neste mundo ou não. E mães gostam de falar dos filhos. Será que o mundo pode compreender?

          Certa vez, uma mãe que havia perdido a filha pediu para que fosse a casa dela, porque achava que eu a compreenderia. Pensei muito em como agiria, o que falaria. Depois descobri: o que ela mais queria era contar a sua história. Poder falar sem que fosse interrompida ou censurada. Ou achar que perturbava os outros.

          Como diz Lenine:

“A gente espera do mundo e o mundo espera de nós

Um pouco mais de paciência

…..

Mesmo quando tudo pede um pouco mais de calma

Até quando o corpo pede um pouco mais de alma

Eu sei, a vida não para “

 

          Nem sempre a paciência se manifesta. Nosso mundo parou por um tempo, mas a vida não para. 

10 comentários:

  1. Bom dia !
    É isso mesmo .
    Precisamos falar.
    Mãe é sempre mãe .
    Bjs

    ResponderExcluir
  2. E como você tem histórias lindas pra contar! Com tantos momentos vividos, tanta coisa boa que vc proporcionou, pode crer que estaremos sempre aqui pra te ouvir e relembrar João Pedro! Um abraço pra você.♥️♥️

    ResponderExcluir
  3. Parece que a regra atual é apenas falar das conquistas, das alegrias... como se a vida fosse feita só de momentos plenos. Temos muito o que aprender e escutar. Obrigada por trazer esse contraponto. 😘

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Em um mundo hedonista como o nosso.. obrigada pelo comentário. ❤️

      Excluir
    2. Em um mundo hedonista como o nosso.. obrigada pelo comentário. ❤️

      Excluir
    3. Em um mundo hedonista como o nosso.. obrigada pelo comentário. ❤️

      Excluir
  4. Denise, que lindo!! Amei!!! Fiquei curiosa sobre o nome da série!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, Teresa. A série é coreana: Hospital Playlist

      Excluir