sábado, 30 de julho de 2022

Cuida da passagem do tempo


               “ Tenho um desgosto especial pelo sentimento de arrependimento. Apesar de nobre ferramenta para a mudança,  ele não conserta as coisas passadas e dificilmente traz verdadeira paz. Quando matérias tão delicadas repousam sobre o arrependimento, há conformismo.
              Quando treinava futsal na Arel, eu dividia a posição com um menino chamado João Pedro. Nos divertíamos nos treinos e no clube. Eu gostava dos seus pais e de sua companhia. Até ganhamos o campeonato do clube “ Eurocup” ( guardo até hoje essa camiseta ).

            João Pedro estava treinando, noutro dia não mais. Senti sua falta nos treinos, mas não perguntei por onde andava - pensei que estava viajando. Lembro até hoje de quando finalmente perguntei  por que faltava aos treinos para o “ Puyol” : “ o João Pedro está internado tem um tumor no cérebro. Teve gente que foi até visitar ele…”

               Aquilo foi um choque eu me senti um péssimo amigo, por não ter perguntado antes, por não ter feito uma visita. Algum tempo depois ele faleceu e só percebi verdadeiramente o que era arrependimento, depois de ter visto seu rosto no velório - nunca me esqueci dele.

               Vejo os nossos amigos de infância na faculdade, em amistosos da atlética, namorando e mudando de cidade.

             E toda vez que penso no tempo, penso nele.

             De certo modo, João Pedro plantou algo dentro de mim que fez ser alguém melhor e alguém que dá o devido valor às pessoas que me rodeiam . Seria impossível explicar a mudança que ele provocou em mim”.


Sobre o texto: o autor explica  que é um excerto de um texto maior que escreveu sobre a avó para familiares. O tema: cuida da passagem do tempo.

E acrescenta : “Não sabia se devia tocar no assunto de maneira mais profunda, pois tenho medo de te fazer sofrer. Não compreendo o luto de uma mãe. “



PS: Imagina a minha emoção ao receber esse texto de um amigo do meu filho, de 18 anos. Tanta sensibilidade. Obrigada por ter compartilhado comigo. 


Publicado sob autorização do autor

12 comentários:

  1. Belo texto, mta emoção e mta vdd. Eu tb queria ter percebido que meu irmão vinha doente, talvez se não tivesse a imunidade baixa, o Covid não o tivesse levado...

    ResponderExcluir
  2. Que texto lindo ... carregado de sentimentos fortes, verdadeiros e tão profundos

    ResponderExcluir
  3. E o que conforta e faz vc seguir .um menino especial que semeou onde passou❤️

    ResponderExcluir
  4. Penso nas lições da vida, quando se trata da finitude junto a nós, elas são implacáveis. A vida do João Pedro foi intensa, cheia de muito riso e amor... me cabe muitos ressignificados diante do privilégio e ter convido com ele e com vocês.

    ResponderExcluir
  5. Que lindo Denise! Posso imaginar sua emoção! E nos conforta um pouco sabermos que diante de tanto sofrimento, Deus nos ajuda a aprendermos e nos tornarmos pessoas melhores. São anjos que passam por nossas vidas!

    ResponderExcluir
  6. Texto extremamente tocante, emocionante, um consolo, pois além de amar e ser muito amado, João Pedro transformou corações que aqui ficaram.

    ResponderExcluir
  7. Para sempre, João Pedro. Que texto lindo, emocionante. ♥️

    ResponderExcluir
  8. Realmente emociona, e ao mesmo tempo acalenta saber que a vida dele foi tão impactante a ponto de transformar outros à sua volta. Menino intenso, que sempre distribuiu alegria por onde passava.
    Esteja na luz João Pedro, porque em nossos corações você sempre estará...

    ResponderExcluir
  9. Que emocionante!! Para você, além da emoção, imagino que deve mostrar o amor de todos pelo João Pedro. Sempre inesquecível!!!

    ResponderExcluir
  10. Quantas lembrancas passaram em minha mente. Joao Pedro era muito querido por todos, muito estudioso e sempre pronto a ajudar os amigos. Nos deixou muita saudade.

    ResponderExcluir
  11. Que texto emocionante e que traz ensinamentos pra todos nós! Li em algum lugar que “o valor das coisas não está no tempo que elas duram, mas na intensidade com que acontecem. Por isso existem momentos inesquecíveis, coisas inexplicáveis e pessoas incomparáveis”. João Pedro foi intenso em sua breve passagem pela terra e com certeza foi e é muito amado por todos nós ! 🙏♥️🙏♥️🙏♥️🙏♥️

    ResponderExcluir
  12. João Pedro sempre delicado e dedicado no que fazia...e de pequenino nos conquistou dia a dia , com dua leveza de ser...tantas aulas de música, compartilhadas, de vidas....Obrigada








    Denise por partilhar histórias e momento s deste menino anjo. Privilégio ter tê -lo por pertos f

    ResponderExcluir